quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sítios arqueológicos do centro-leste rondoniense

O Centro-Leste de Rondônia é privilegiado: os vestígios arqueológicos brotam do solo com frequência e a curtos intervalos no solo, podendo, em algumas localidades encontrarem-se distantes um do outro à 500 m ou até menos. Podem ser encontrados sítios cerâmicos, amoladores/polidores, rupestres, alguns com terra preta.
1-  Os registros gráficos, pontualmente, estão na região limítrofe dos municípios de Presidente Médici, Ministro Andreazza e Ji-Paraná. Caracterizados unicamente por gravuras, os grafismos da região apresentam a predominância de figuras geométricas e humanas. Zoomorfos e objetos também encontram-se representados, mas em pequena quantidade. Os antropomorfos se diferenciam dos observados no restante do Estado, apresentando características mais naturalistas e culturais em alguns momentos.
2- Amoladores/Polidores encontram-se às margens de igarapés, córregos ribeirões e rios da região, além de serem encontrados em baixadas úmidas e até mesmo em locais, atualmente, um pouco distantes de fontes d'água, apresentando feições de formas e tamanhos diversos;
3- Os sítios cerâmicos são abundantes, principalmente nos municípios de Presidente Médici, Ji-paraná, Ministro Andreazza,  Rolim de Moura e Cacoal. Alguns com maior outros com menos densidade aparente de vestígios, mas encontram-se distribuídos em bases de vertente, vales, e planaltos da região. A grande maioria destes vestígios apresentam características físicas de origem Tupi. Estão nas proximidades dos sítios de amoladores/polidores. Alguns contém terra preta, como é o caso do sítio Rainha da Paz em Presidente Médici, e do sítio do Tenente em Rolim de Moura.

Dentre os vestígios encontrados até o momento, estão: artefatos líticos diversos, pontas e adornos, fragmentos cerâmicos lisos e decorados, recipientes cerâmicos inteiros e lisos, painéis gráficos e feiçoes de polimento. À seguir, algumas imagens de sítios da região e objetos dos mesmos que encontram-se sob a guarda do Museu Regional de Arqueologia.































4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ola, meu nome é Ana Carolina sou de Cacoal, mas no momento estou em Cuiabá e gostaria de saber onde eu posso obter informações sobre alguns objetos provavelmente do período neolítico encontrados por meu pai na fazenda dele em Cacoal, são machadinhos e uma escultura em pedra com forma de um pescoço com a cabeça de um animal esculpida na extremidade(parece uma cabeça de lhama).Gostaria de informações a respeito , ou de alguém que eu possa procurar. desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Carolina. Você poderá obter essas informações aqui mesmo no Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia. Temos profissionais da área da arqueologia/História e Museologia que podem lhe atender e buscar responder as suas dúvidas. Para isso, seria necessário ir até o local onde foram encontrados os objetos e ver os objetos.

    Att.

    Maria Coimbra
    Diretora do Museu Regional

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!
    Meu nome é Sonia sou estudante de História e gostaria de saber como faço para agendar uma visita, pois pretendo levar alunos para uma aula de observação. Contudo a principio gostaria de fazer uma visita antes.

    ResponderExcluir